Grupo no facebook

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

1 versículo, 5 interpretações e um Deus que dizemos amar

Atualmente o que mais se vê é a má interpretação da Bíblia; textos isolados que, fora de seu contexto, parecem dizer aquilo que a gente quer entender, más interpretações propositais de textos inteiros, falsas exegeses em relação às versões gregas ou hebraicas. Tudo isso para que o homem consiga dar um falso embasamento bíblico para seus próprios erros e vontades. Dessa má interpretação surgem teologias como a da prosperidade e o do liberalismo.

Para exemplificar essa prática de deturpação da Bíblia, trago aqui um versículo que sempre foi usado isoladamente como tema de congressos, títulos de pregações e temas para auto-ajuda: Felipenses 4:13. Vamos brincar um pouco com essa passagem bíblica, trazendo 5 interpretações em tom de pregação, sendo 3 denominacionais, 1 histórica e 1 teológica.

Vale lembrar que as interpretações denominacionais foram inspiradas nas próprias pregações ou material didático dessas denominações; não são alegorias minhas.

A frase completa: Felipenses 4:12,13 ARA
Filipenses 4:12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;
Filipenses 4:13 tudo posso naquele que me fortalece.

1ª interpretação: Igreja Universal do Reino de Deus
Foco: teologia da prosperidade
“Querida amiga, veja como Deus se revela através das palavras de Paulo nessa passagem. Talvez você tenha ligado a internet e acessado a este site, pensando em desistir. Você já não consegue mais pagar as contas, as dívidas aumentam, sua empresa vai mal e seu casamento está desmoronando. Olha, eu quero dizer para você que dá para mudar esse quadro; você não está lendo este texto a toa. Deus quer mudar a sua situação, mas você precisa crer e ser fortalecida em Deus. Talvez você esteja sendo alvo de feitiços, encostos, mas Deus quer pôr todas as correntes por terra, desamarrar a sua vida e fazer você prosperar, pois você pode todas as coisas em Deus! Paulo certa vez foi preso, mas ele louvou ao Senhor e as correntes arrebentaram! Minha querida amiga, Deus vai arrebentar as correntes que amarram a sua vida, mas para isso é necessário que você louve ao Senhor com a sua boca, com a sua oferta, com o seu dízimo. Louve ao Senhor com o seu melhor e você será abençoada grandemente, confie naquele que te fortalece!”

2ª interpretação: Igreja Mundial do Poder de Deus
Foco: milagres
“Deus sempre se revelou de maneira sobrenatural; e assim também foi na vida de Paulo. Ficou cego e foi curado por Deus. Foi preso diversas vezes e Deus o libertou das prisões de maneira milagrosa. E o Deus de Abraão, de Isaque e de Paulo é o mesmo Deus hoje! Tem alguém em cadeira de rodas? Tragam para cá, pois Deus ainda opera milagres nessa igreja! Deus está aqui e vai fazer paralítico andar nessa noite! Sabe porquê? Porque tudo podemos naquele que nos fortalece! Se temos fé, os milagres acontecerão porque Deus não é homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa! Se Ele disse que tudo posso, é porque podemos irmãos! Glorifica a Deus porque é Deus de maravilhas! Eu não vou falar o nome da outra denominação, mas de que adianta uma igreja em que você não vê milagres? Jesus se manifestou através de milagres, fazendo paralíticos andarem e cegos verem! É esse mesmo Jesus que está aqui nessa igreja operando milagres irmãos! Se você está sentado na frente do computador, está sentindo alguma dor, sinta-se fortalecido pois tudo podes no Senhor!”

3ª interpretação: Igreja Cristã Contemporânea
Foco: liberalismo religioso
“A Bíblia nunca foi preconceituosa; somente os homens que a usavam e a interpretavam o eram. Jesus veio para quebrar as cadeias do preconceito e nos trouxe a graça e a redenção através do amor. As amarras da lei de Moisés, viraram maldição e a salvação não mais acontece pela meditação da lei, mas através da graça redentora de Cristo e da atuação do Espírito Santo. Por isso Jesus nunca condenou o homossexualismo. Paulo exemplifica a graça de Jesus que não tem preconceitos nessa linda passagem bíblica: ‘tudo posso naquele que me fortalece’. Se existe amor, misericórdia então não há condenação. Você pode agir como quiser, desde que seja com amor, mansidão, que são frutos do Espírito! Por isso, deixemos de preconceitos e passemos a dar maior importância ao amor, porque em amor, em Deus, tudo podemos!”

4ª interpretação: Paulo de Tarso
Foco: histórico
“Queridos irmãos de Filipo, obrigado por estarem a me ajudar. Sei que nunca se esqueceram de mim, mas ainda não haviam tido oportunidade de me amparar como agora o fazem. Foram os únicos a me ajudar nos tempos em que saí da Macedônia e estive em Tessalônica. Não agradeço simplesmente por querer mais ajuda vossa. Ao contrário; falo isso por pedir ao Senhor que lhes dê muito mais do que ofertas. Muito mais do que esperar ofertas nas horas de dificuldades, eu aprendi a ser grato por qualquer situação que eu passe. Sei ser humilhado, sei ser honrado, sei passar pela abundância e sei passar pela escassez. Por todas essas situações eu passo sem me exaltar e sem reclamar; passo por elas louvando a Deus em tudo, pois na força que Cristo me dá, passo por todas as coisas. Recebi com alegria o que vocês me enviaram através de Epafrodito; que seja como sacrifício agradável a Deus pois Ele me ampara através de vossas vidas.”

5ª interpretação: Deus falando conosco
Foco: análise teológica
“Filhos, quantas vezes vos amparei e vos sustentei? Quantas vezes, quando menos forças tínhas, levantei formas de te levantar? A bonança não é o único sinal de que estou convosco; estou ao vosso lado tanto na prosperidade quanto na dificuldade, tanto na alegria quanto na tristeza. Afinal, sou o Senhor teu Deus e eu lhes avisei que no mundo teríeis aflição, mas que Eu não os desampararia pois venci o mundo por vós! Derramaria Eu sangue por vossas vidas para depois os abandonar? Sou eu Deus para que engane aos seus? Olha; vinde a mim e renove suas forças, clame ao meu Nome e eu vos mostrarei minha presença, renovando vossas forças e ânimos mesmo em meio ao temporal. E vocês se levantarão e louvarão ao meu Nome enquanto todos choram e serão luz em meio às trevas, para que todos saibam que mesmo a dificuldade não é sinal que os abandonei e a bonança não é o único sinal que sou convosco; mas o vosso louvor, a vossa alegria são a maior prova do meu amor. Não desamparei Paulo em seu sofrimento, não vos desampararei também, pois sou o mesmo ontem, hoje e sempre.”

Analise a diferença entre as três primeiras interpretações e as duas últimas; não é berrante a diferença? A verdadeira Palavra do Senhor nos transmite uma paz despretenciosa, um amor incondicional. Precisamos conhecer mais a esse Deus que dizemos amar. Paremos, por favor, de utilizar a Bíblia como arma a favor de nossos próprios interesses e passemos a utilizá-la para conhecer mais a Deus.

2 comentários:

  1. AMÉM!

    TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE <3'
    POSSO VENCER O PECADO, AS TENTAÇÕES, E POSSO SIM VIVER EM SANTIDADE!
    QUE NOSSO FOCO SEJA VIVER O TEMPO TODO PRA CRISTO, NÃO PARA NOSSA VONTADE. GLÓRIA A DEUS POR ESSE ESTUDO ! <3

    ResponderExcluir