Grupo no facebook

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Baal o deus pagão





Para os cananeus, até a migração do povo amorreu e hiteu para as terras de Canaã, EL era o nome do Deus supremo, sobre todos os outros deuses. Isso deve ao fato dos cananeus descenderem diretamente de Noé através de seu filho Cã. Provavelmente após a maldição de Cã (Gn 9:25), ele se apartou levando consigo a cultura de seus pais, que adoravam a EL como Deus único e verdadeiro. A diferença é que os cananeus criaram diversos outros deuses para si, mas sempre respeitando EL como Deus supremo em seu panteão de  deuses.

Com a chegada dos amorreus, a mistura de raças e religiões trouxe diversos novos deuses. Dois deles citaremos em especial: Dagon e Hadade. Dagon (imagem ao lado) era o deus principal dos amorreus, esposo de Astarote (aquela que anda sobre as águas), pais de Hadade (Baal). Os amorreus imaginavam Dagon na forma de um peixe, deus da fecundação humana e da criação.

Devido a mistura de religiões entre cananeus e amorreus o EL cananeu foi assimilado ao Dagon amorreu, se tornando um só deus. Ficou o nome cananeu (EL) e a história de Dagon. Assim, o EL cananeu já nada tinha a ver com o EL de Israel. O EL cananeu era o pai de Baal e de outros deuses. Os filisteus, que viriam a ocupar aquela região tempos mais tarde, preferiam usar o nome Dagon, como visto em I Samuel 5:2-7.

Essa assimilação de religiões e deuses era muito comum naquela época. O EL cananeu também é associado ao deus Cronus grego (imagem ao lado). A história de Cronus e EL cananeu (Dagon) tem detalhes em comum: eram tiranos e foram derrotados pelo próprio filho que tomou sua posição de deus supremo. No caso de Cronus, foi derrotado por Zeus. No caso de EL cananeu (Dagon), foi derrotado por  Baal. Notem quem tanto Zeus quanto Baal são deuses do trovão. Isso também é devido à assimilação de deuses.

Essa assimilação acontece porque os povos foram criados através da peregrinação. O mesmo povo foi se dispersando e levando consigo as mesmas histórias e crenças que, com o tempo, foram tomando suas próprias formas, mas nunca perdendo suas características em comum. Por isso, a palavra EL que primeiramente veio de Israel, depois foi se assimilando com outras culturas e tomando outros significados. Isso acontece também com a palavra Elohim (que significa deuses, mas no caso de Yahweh tem plural majestático).

Dessa forma podemos entender um pouco mais sobre a relação entre o Deus de Israel, o deus cananeu, o deus amorreu e até mesmo entre deuses gregos. E também podemos entender o porque da ira do Senhor contra os outros deuses, pois o povo utilizava o Seu Nome, ou um de seus nomes, em vão (Êxodo 20:7). Ou seja, para nomear outros deuses.

5 comentários:

  1. Gostei muito do conteúdo ! é muito complicado entender o que aconteceu a milênios atrás, por que tantas fusões entre Deuses de diferentes cultura, e a pergunta que não cala. Realmente existe um nome para Deus ? um nome escondido para invoca-lo ? tantos Deuses e tantas religiões que viraram apenas Mitologias, sera que nossas crenças de hoje, algum dia se tornará apenas lendas ? até mais

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fabio. Graça e Paz da parte de Jesus Cristo, Filho de Deus e nosso Salvador. O ú nico lugar onde eu já vi na Bíblia o próprio Deus se referir a Ele Mesmo, dizendo a seu servo um "nome", foi em Exodo. Leia todo o capitulo e atente para o verso 14. Nossas crenças genuinas NUNCA se tornarão lenda. O inimigo já tentou transformar Jesus em mero mito ao longo dos séculos, mas, a despeito disto, estamos em 2012 DEPOIS DE CRISTO! Não existe uma era "depois de Buda", de "Zoroastro", nem de qualquer outro Deus. Esses sim, se tornaram lenda. Um abraço, meu irmão. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite graça paz muitas riquezas de sabedoria nos da alguns estudiosos da bíblia
      O simples fato dos deuses que foram imiģrados pela vinda do povo
      E morreram; mais não tiveram poder de resurgir viraram mitos
      Mais Jesus pela morte e ressureição comprova a sua pré existência
      Virou mito os deuses Porque estão mortos mais Jesus ressucitou
      E está sempre em evidência com o passado ; presente ; futuro .

      Excluir
  3. Cristo também utilizou o nome de Eli para nomear o Deus hebreu?

    E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Mateus 27:4

    Ou é um nome generalizado para "Pai" ou "Deus Pai"? tanto para cananeus e babilônios como para hebreus?

    ResponderExcluir
  4. EL é o Nome do Deus de Israel.
    Porém;...
    Houve uma interferencia.
    Antiga... (Entenda que em Atos 7.2 Estevao diz que o Deus da gloria apareceu a abraao antes de habitar em harã nesse caso sobra UR dos caldeus)
    Em genesis 11, logo no final... Abrão sai de ur do caldeus...para as nacoes sejam benditas em nele. promessa espiritual
    Confirmando Estevan.
    Em genesis 12, um "Servo de EL" fala com abrao e faz algumas promessas, muda algumas diretrizes, e promete filhos de carne pra abrao. dai então... o PAI (Cristo) fica esquecido pelo povo... vem isaque, jaco as 12 tribos, jose, faraó... moisés.
    Exodo 3:2 um anjo aparece... em verdade ele resolveu descer e falar pra moisés que ele era Deus. Exodo 3.6...
    Esse anjo, queima a serça, da sinais para moises, transforma cajado em cobra, manda 10 pragas pra faraó e mata os primogenitos, abre o mar vermelho, anda em coluna de fogo e em nuvens, dá pão dos ceus, envia carne pra comer, depois envia serpente pára castigar o povo, desce no monte sinai, da as tabuas da lei pra moises, e estabelece o imperio das trevas Deut.28 , E amaldicoa todo mundo que nao cumpre as suas leis.

    De lá pra cá, o povo passa a ser amaldicoado porque ngm cumpre lei... sacrificios nao adiantam.. apesar do anjo gostar de cheiro de churrasco.

    Entao, o PAI... envia seu filho. prepara um corpo para ELE mesmo habitar.
    Destrona o anjo, despoja os principados, crava a divida na cruz, ressuscita..
    e...

    De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
    Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
    Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
    E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
    Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
    Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
    E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
    Filipenses 2:5-11

    HOJE para o CRISTÃO.
    o NOME DE DEUS É JESUS Cristo. Jesus (o homem)
    CRISTO (o que ja existia na gloria com o pai OU SEJA; O PAI... SÃO UM)

    ResponderExcluir