Grupo no facebook

domingo, 15 de janeiro de 2012

O PRIMEIRO LIVRO DE ADÃO E EVA - APÓCRIFO








1. Ao terceiro dia Deus plantou o jardim a leste da terra, no extremo leste do mundo, além do qual, em direção ao levante, não se acha nada além de água que circunda o mundo inteiro e alcança os limites do céu.

2. E ao norte do jardim há um mar de água, claro e puro ao paladar, como nada iguala; de maneira que, através de sua transparência, pode-se olhar para as profundezas da terra.

3. E quando um homem lava-se nela, torna-se limpo por sua limpidez e branco por sua brancura, mesmo que ele estivesse escuro.

4. E Deus criou este mar de Seu próprio agrado, pois Ele sabia o que seria do homem que Ele iria fazer; assim, após deixar o jardim por causa de sua desobediência, nasceriam homens na terra, dentre os quais morreriam os justos cujas almas Deus faria ressurgir no último dia; quando então voltariam à sua carne, banhar-se-iam na água do mar e todos se arrependeriam de seus pecados.

5. Mas quando Deus fez Adão sair do jardim, Ele não o colocou na fronteira norte, para que não se aproximasse do mar de água e ele e Eva se lavassem nele e se tornassem limpos de seus pecados, esquecendo a desobediência cometida.

6. Então, novamente, quanto ao lado sul do jardim, não agradava a Deus permitir a Adão lá habitar; pois, quando o vento soprasse do norte, trar-lhe-ia, no lado sul, o delicioso aroma daquelas árvores do jardim.

7. Porisso Deus não colocou Adão ali para que não aspirasse o doce aroma daquelas árvores, esquecendo sua desobediência e encontrando alívio ao se deliciar com o aroma das árvores e assim se limpasse de sua desobediência.

8. Novamente, também, porque Deus é misericordioso e de grande piedade e governa todas as coisas de uma maneira que somente Ele sabe , Ele fez nosso pai Adão habitar na fronteira oeste do jardim, porque daquele lado a terra é muito extensa.

9. E deus ordenou-lhe que ali habitasse numa caverna dentro da rocha, a Caverna dos Tesouros, abaixo do jardim.

II

1. Mas quando nosso pai Adão e Eva saíram do jardim, palmilharam o chão com seus pés sem saber por onde caminhavam .

2. E quando chegaram à abertura dos portões do jardim e viram a terra vasta estendendo-se diante deles, coberta de pedras grandes e pequenas e de areia tiveram medo e tremeram, prostrando-se com suas faces no chão, acometidos pelo medo; e jaziam como mortos.

3. Porque haviam estado até então na terra do jardim, belamente plantada com toda espécie de árvores e agora se viam numa terra estranha que não conheciam e nunca tinham visto.

4. E porque naquele tempo eles eram cheios de graça e de uma natureza luminosa e não tinham o coração voltado para as coisas terrenas.

5. Por isso Deus teve piedade deles; E quando Ele os viu caídos defronte ao portão do jardim enviou Sua Palavra ao pai Adão e a Eva e ergueu-os de sua prostração.


III

1. Deus disse a Adão : "Eu ordenei os dias e os anos nesta terra e tu e tua descendência deverão habitar e caminhar nela, até se cumprirem os dias e os anos; Então Eu enviarei a Palavra que te criou e à qual tu desobedeceste, a Palavra que te fez sair do jardim e que te ergueu quando tu estavas caído.

2. "Sim, a Palavra que te salvará novamente quando os cinco dias e meio estiverem consumados. "

3. Mas ao ouvir estas palavras de Deus, acerca dos grandes cinco dias e meio, Adão não entendeu o seu significado.

4. Pois Adão estava pensando que haveria somente cinco dias e meio para ele até o fim do mundo.

5. E Adão chorou e suplicou a Deus que lhe explicasse isto.

6. Então Deus , em Sua Misericórdia por Adão, que fora feito segundo Sua própria imagem e semelhança, explicou-lhe que estes eram cinco mil e quinhentos anos; e como o Um viria para salvá-lo e à sua descendência.

7. Mas Deus fizera antes disso esta aliança com nosso pai Adão, nos mesmos termos, quando ele saiu do jardime se encontrava junto à árvore da qual Eva tomara do fruto e lho dera a comer.

8. Porquanto, ao sair do jardim, nosso pai Adão passou por aquela árvore e viu como Deus então havia mudado sua aparência para uma outra forma e como ela ressecara .

9. E aproximando-se dela Adão teve medo, tremeu e caiu; mas Deus, em ?Sua misericórdia, ergueu-o e então fez esta aliança com ele.

10. E, novamente, quando Adão estava junto ao portão do jardim e viu o querubim, com uma espada de fogo fulgurante na mão, encolerizar-se e fitá-lo com desagrado, tanto ele quanto Eva ficaram com medo dele e pensaram que ele tencionava matá-los. Assim eles prostraram-se e tremeram de medo.

11. Mas ele apiedou-se deles e mostrou-lhes misericórdia; E, voltando-se, subiu ao céu e suplicou ao Senhor e disse :

12. "Senhor, Vós me enviastes para guardar o portão do jardim com uma espada de fogo.

13. "Mas quando Vossos servos Adão e Eva viram-me, prostaram-se e ficaram como mortos. Ó meu Senhor, que devemos fazer com Vossos servos ?"

14. Então Deus apiedou-se deles e mostrou-lhes misericórdia, e enviou Seu anjo para guardar o jardim.

15. E a Palavra do Senhor veio a Adão e Eva e ergueu-os.

16. E o senhor disse a Adão: "Eu te disse que ao final dos cinco dias e meio Eu enviaria minha Palavra e salvar-te-ia.

17. "Fortalece pois teu coração e habita na Caverna dos Tesouros, da qual Eu te falei antes"

18. E quando Adão ouviu esta Palavra de Deus ele foi consolado pelo Deus que lhe tinha dito. Pois Ele lhe dissera como o salvaria.

IV

1.Mas Adão e Eva choraram por terem de sair do jardim, a sua primeira habitação.

2.E, certamente, quando Adão olhou para sua carne, que estava alterada, chorou amargamente, ele e Eva, pelo que haviam feito. E eles caminharam e desceram docilmente para a Caverna dos Tesouros.

3.E ao chegarem Adão lamentou-se e disse a Eva : "Olha para esta caverna que será nossa prisão neste mundo. É um lugar de castigo !

4."Que é isto comparado com o jardim ? Que é esta estreiteza comparada com o espaço do outro? 

5."Que é esta rocha ao lado destas grutas? Que são as trevas desta caverna comparadas à luz do jardim ?

6."Que é esta lápide de rocha suspensa para nos abrigar comparada à misericórdia do Senhor que nos acolhia ?

7."Que é o solo desta caverna comparado à terra do jardim ? Esta terra, coberta de pedras e aquela plantada com deliciosas árvores frutíferas ?"

8. E Adão disse a Eva : "Olha para teus olhos e para os meus, que dantes viam anjos no céu louvando; e eles, também, sem cessar.

9."Mas agora nós não vemos como víamos: nossos olhos são de carne; não podem ver da mesma maneira como viam antes."

10.Adão disse novamente a Eva : "Que é nosso corpo hoje comparado ao que era em dias passados, quando habitávamos no jardim ?"

11.Após isso, Adão não gostou de ter de entrar na caverna, sob a rocha suspensa, nem entraria nela jamais por vontade própria.

12.Mas curvou-se às ordens de Deus e disse a si mesmo : "A não ser que eu entre na caverna serei novamente desobediente".

V

1.Então Adão e Eva entraram na caverna e permaneceram em pé, orando em sua própria língua, desconhecida para nós mas que eles bem conheciam.

2.E enquanto oravam, Adão ergueu os olhos e viu acima de sua cabeça a rocha e o teto da caverna que o cobria, de maneira que não podia ver nem o céu nem as criaturas de Deus. Então ele chorou e golpeou pesadamente seu peito até que caiu e ficou como morto.

3.E Eva sentou-se chorando pois acreditava que ele estivesse morto.

4.Então ela ergueu-se, estendeu suas mãos a Deus pedindo-lhe misericórdia e piedade e disse : "Ó Deus, perdoai-me o meu pecado, o pecado que cometi e não o volteis contra mim.

5."Pois fui eu quem provocou a queda de Vosso servo, do jardim para este lugar perdido; da luz para esta escuridão; E da morada da alegria para esta prisão .

6."Ó Deus, olhai para este Vosso servo assim caído e ressuscitai-o de sua morte para que ele possa se lamentar e arrepender de sua desobediência cometida através de mim.

7."Não leveis sua alma desta vez; mas deixai-o viver para que ele possa expiar sua culpa segundo a medida de seu arrependimento e fazer Vossa vontade antes de sua morte.

8."Mas se Vós não o ressucitardes, então, ó Deus, levai minha própria alma para que eu esteja com ele; E não me deixeis neste antro só e abandonada pois eu não suportaria ficar só neste mundo, mas com ele somente.

9. "Pois Vós, ó Deus, fizeste cair uma sonolência sobre ele e tomaste um osso de seu lado e restauraste a carne em seu lugar, por Vosso poder divino.

10."E Vós me tomaste, o osso, e fizeste uma mulher, luminosa como ele, com coração, razão e fala; E de carne como ele mesmo; E Vós me fizeste à semelhança de seu semblante, por Vossa misericórdia e poder.

11."Ó Senhor, eu e ele somos um e Vós, ó Deus, sois o nosso Criador, Vós sois Aquele que nos fez a ambos no mesmo dia.

12."Portanto, ó Deus, dai-lhe vida para que ele possa estar comigo nesta terra estranha, enquanto nós morarmos nela por causa de nossa desobediência.

13."Mas se Vós não quiserdes dar-lhe vida, então levai a mim, até a mim, como ele; Para que nós dois possamos morrer da mesma maneira.

14. E Eva chorou amargamente e caiu sobre nosso pai Adão, por causa de sua grande tristeza.

VI

1. Mas Deus olhou para eles; Pois eles se haviam matado pelo grande pesar.
2. Mas Ele queria ressuscita-los e consola-los.
3. Portanto enviou-lhes Sua Palavra a fim de que eles ficassem em pé e fossem ressuscitados
imediatamente.
4. E o Senhor disse a Adão e Eva : “ Desobedecestes por vossa livre vontade, até que saístes do
jardim no qual Eu vos havia colocado.
5. “ Por vossa própria e livre vontade desobedecestes por causa de vosso desejo de divindade,
grandiosidade e condição sublime, tal qual Eu tenho; Assim Eu vos privei da natureza luminosa
na qual estáveis então e vos fiz sair do jardim para esta terra rude e cheia de sofrimento.
6. “Se ao menos não tivésseis desobedecido ao Meu mandamento e tivésseis guardado Minha lei
e não tivésseis comido do fruto da árvore, da qual Eu vos disse que não vos aproximásseis! E
havia árvores frutíferas no jardim melhores que aquela .
7. “Mas o maldoso Satã, que não se manteve em sua primitiva condição nem conservou sua fé –
nele não havia boa intenção em relação a Mim e, embora Eu o tivesse criado, ainda assim Me
desprezou e buscou a divindade, de modo que Eu o atirei do céu para baixo - . ele foi quem fez a
árvore parecer agradável a vossos olhos, até que comestes dela, obedecendo-lhe.
8. “Assim desobedecestes ao Meu mandamento e , portanto, Eu fiz cair sobre vós todas essas
tristezas.
9. “Pois Eu sou Deus o Criador, aquele que quando criou as criaturas, não tencionava destruí-las.
Mas depois de terem provocado grandemente Minha ira, Eu as puni com castigos atrozes, para
que se arrependessem .
10. “Mas , se, ao contrário, elas ainda se mantivessem firmes em sua desobediência, serão
amaldiçoadas para sempre . “

VII

1.Quando Adão e Eva ouviram estas palavras de Deus choraram e soluçaram ainda mais; mas
fortaleceram seus corações em Deus, porque agora sentiam que o Senhor era para eles como um
pai e uma mãe e, por esta mesa razão, choraram diante D´Ele e buscaram sua misericórdia.
2. Então Deus apiedou-se deles e disse : " Ó Adão, Eu fiz Minha aliança contigo; e não voltarei
atrás; nem permitirei que retornes ao Jardim até que Minha aliança dos grandes cinco dias e meio
se cumpra".
3. Então Adão disse a Deus: " Ó Senhor, Vós nos criastes e nos fizestes aptos a estar no jardim; e
antes de eu desobedecer, Vós fizestes todas as feras virem até mim a fim de que eu as nomeasse.
4. " Vossa graça estava então sobre mim; e eu nomeei a cada uma de acordo com Vosso
pensamento; e Vós as fizestes todas submissas a mim.
5. " Mas, ó Senhor, agora que eu desobedeci ao Vosso mandamento, todas as feras levantar-seão
contra mim e me devorarão e a Eva, Vossa serva; e eliminarão nossa vida da face da terra.
6. " Suplico-Vos, portanto, ó Deus, que, desde que Vós nos fizestes sair do jardim e ficar numa
terra estranha, não permitais que as feras nos causem mal."
7. Quando o Senhor ouviu estas palavras de Adão apiedou-se dele e sentiu que ele dissera a
verdade, que as feras do campo se levantariam e o devoraria e a Eva, porque Ele, o Senhor,
estava irado com os doios por causa de sua desobediência.
8. Então Deus ordenou às feras e aos pássaros e a tudo que se move sobre a terra, que viessem a
Adão e se afeiçoassem a ele e não o perturbassem, nem a Eva; nem ainda aos bons e justos
dentre os de sua posteridade.
9. Então as feras prestaram obediência a Adão, de acordo com o mandamento de Deus; exceto a
serpente, com quem Deus estava irado. Esta não veio a Adão, junto com as feras.

VIII

1. Então Adão chorou e disse: " Ó Deus, quando eu morava no jardim e havia enlevo em nossos
corações, víamos os anjos que cantavam louvores no céu, mas agora não os vemos mais; ao
entrarmos na caverna, toda a criação ocultou-se de nós".
2. Então Deus, o Senhor, disse a Adão : " Quando tu eras obdiente a Mim, tinhas uma natureza
luminosa em ti e por esta razão podias ver coisas muito distantes. Mas após tua desobediência a
natureza luminosa foi-te retirada; e não te foi mais permitido ver coisas distantes mas apenas as
bem próximas, aquelas ao alcance de tuas mãos e segundo a capacidade da carne; pois esta é
grosseira" .
3. Após ouvirem estas palavras de Deus, Adão e Eva seguiram seu caminho louvando-O e
adorando-O com o coração pesaroso.
4. E Deus interrompeu a comunicação com eles.
IX
1. Então Adão e Eva deixaram a Caverna dos Tesouros e aproximaram-se do portão do jardim e
ali pararam a olhar para ele e choraram por dele terem saído.
2. E Adão e Eva partiram da frente do portão do jardim em direção ao sul e encontraram ali a
água que irrigava o jardim, a água da raiz da Árvore da Vida e que se dividia em quatro rios que
corriam pela terra.
3. Então eles vieram e aproximaram-se desta água e olharam para ela; e viram que era a água que
brotava da raiz da Árvore da Vida que estava no jardim.
4. E Adão chorou e gemeu e golpeou seu peito por estar afastado do jardim; e disse a Eva :
5. " E por que tu trouxeste sobre mim, sobre ti mesma e sobre nossa descendência tantos flagelos
e castigos ?"
6. E Eva disse-lhe: " Que foi que tu viste para chorar e falar-me assim ? "
7. E disse ele a Eva : " Não vês esta água que estava conosco no jardim e que irrigava as árvores
do jardim e de lá corria ?
8. " E nós, quando estávamos no jardim, não nos importávamos com isto; mas desde que viemos
para esta terra estranha, nós a amamos, e faremos uso dela para nosso corpo."
9. Mas quando Eva ouviu dele essas palavras, chorouo; e cheios de dor e gemendo, caíram na
água; e ali teriam acabdo consigo mesmos, a fim de nunca mais voltar a ver a criação; pois
quando eles olharam para a obra da criação, sentiram que deviam pôr um fim a si mesmos.
X
1. Então Deus, misericordioso e benevolente, olhou para eles assim caídos na água tão próximos
da morte e enviou um anjo que os tirou da água e deitou-os na praia como mortos.
2. Então o anjo subiu até Deus, foi bem-vindo e disse : " Ó Deus, Vossas criaturas deram seu
último suspiro."
3. Então Deus enviou Sua Palavra a Adão e Eva e os ressuscitou de sua morte.
4. E Adão disse, após haver sido ressuscitado: "Ó Deus, enquanto estávamos no jardim nem nos
importávamos com esta água nem dela necessitávamos; mas desde que viemos para esta terra
não podemos passar sem ela "
5. Então Deus disse a Adão: " Enquanto estavas sob Meu comando e eras um anjo luminoso, não
conhecias esta água."
6. " Mas após teres desobedecido ao Meu mandamento, não podes passar sem água para lavar
teu corpo e fazê-lo crescer; pois este é agora como o das feras e necessita de água."
7. Quando Adão e Eva ouviram essas palavras de Deus choraram um choro amargo; e Adão
suplicou a Deus que lhe permitisse voltar ao jardime olhar para ele uma vez mais.
8. Mas Deus disse a Adão: "Eu te fiz uma promessa; quando esta promessa for cumprida, Eu te
trarei de volta ao jardim, a ti e à tua descendência justa".
E Deus parou de se comunicar com Adão.

XI

1. Então Adão e Eva sentiram-se queimando de sede e calor e tristeza.
2. E Adão disse a Eva: "Não devemos beber desta água, mesmo se morrermos. Ó Eva, quando
esta água penetrar em nossas entranhas, aumentará nossos castigos e os de nossos filhos que
virão depois de nós".
3. Adão e Eva abstiveram-se então da água e não beberam nada; Mas caminharam e entraram na
Caverna dos Tesouros.
4. Mas uma vez dentro dela Adão não podia ver Eva; ele apenas ouvia o ruído que ela fazia.
Nem ela podia ver Adão, mas ouvia o ruído que ele fazia.
5. Então Adão chorou em profundo sofrimento e golpeou seu peito; e erguendo-se disse a Eva :
"Onde estás?"
6. E ela lhe disse : "Vê, eu estou nesta escuridão".
7. Ele então lhe disse : "Recorda-te da natureza luminosa na qual vivíamos enquanto
habitávamos no jardim!"
8."Ó Eva! Recorda-te da glória que repousava em nós no jardim. Ó Eva! Recorda-te das árvores
que faziam sombra sobre nós no jardim enquanto nos movíamos entre elas".
9."Ó Eva! Recorda-te de que, enquanto estávamos no jardim, não conhecíamos nem a noite nem
o dia. Pensa na Árvore da Vida, de sob a qual brotava a água e que derramava brilho sobre nós!
Recorda-te, ó Eva, da terra do jardim e da sua luminosidade !"
10. "Pensa, oh!, pensa neste jardim onde não havia escuridão enquanto morávamos nele!"
11."Enquanto que, tão logo chegamos a esta Caverna dos Tesouros, a escuridão envolveu-nos;
tanto que não mais podemos ver-nos um ao outro; e todo o prazer desta vida chegou a um fim ".

XII

1. Então Adão golpeou seu peito, e também Eva, e eles prantearam a noite inteira até a aurora se
aproximar, e eles lamentaram suspirando a noite longa em Miyazia.
2. E Adão agrediu-se e jogou-se no chão da caverna, em amargo pesar, e por causa da escuridão,
ali permaneceu como morto.
3. Mas Eva ouviu o barulho que ele fez ao cair ao chão. E ela tateou à sua volta procurando-o e
encontrou-o como um cadáver.
4. Então ela ficou com medo, sem fala e permaneceu junto dele.
5. Mas o Senhor misericordioso olhou para a morte de Adão e para o silêncio de Eva por causa
do medo da escuridão.
6. E a Palavra de Deus chegou a Adão e ressuscitou-o de sua morte, e abriu a boca de Eva para
que ela voltasse a falar.
7. Então Adão ergueu-se na caverna e disse : "Ó Deus, por que a luz nos deixou e a escuridão
nos acometeu ? Por que nos deixais nesta longa escuridão ? Por que nos quereis assim castigar ?"
8. "E esta escuridão, ó Senhor, onde estava, antes de nos acometer ? Ela é tamanha que não
podemos ver um ao outro".
9. "Pois, enquanto estávamos no jardim, não vimos nem mesmo sabíamos o que é a escuridão. E
eu não fiquei oculto de Eva, nem ela ficou oculta de mim, até que agora ela não me pode ver; e
nenhuma escuridão nos havia acometido antes, separando-nos um do outro".
10. "Mas ela e eu estávamos ambos numa única luz brilhate. Eu a via e ela a mim. Mas agora
desde que entramos nesta caverna, a escuridão nos envolveu e nos separou, assim que eu não a
vejo e ela não vê a mim".
11. "Ó Senhor, ,quereis então castigar-nos com esta escuridão ?"

XIII

1. Então , quando Deus, que é misericordioso e cheio de piedade, ouviu a voz de Adão, lhe disse
:
2. "Ó Adão, enquanto o bom anjo foi obediente a Mim, a luz brilhante repousava nele e em suas
hostes"
3. "Mas quando ele desobedeceu Meu mandamento, Eu o privei dessa natureza luminosa, e ele
se tornou opaco".
4." E quando ele estava nos céus, nos domínios de luz, ele não conhecia nada da escuridão".
5. "Mas ele desobedeceu e Eu o fiz cair do céu para a terra; e foi esta escuridão que lhe
sobreveio".
6. "E sobre ti, ó Adão, enquanto em Meu jardim e obediente a Mim, esta luz brilhante repousou
também sobre ti".
7. "Mas quando Eu soube de tua desobediência, privei-te desta luz brilhante. Ainda assim, por
Minha misericórdia, não te transformei em escuridão, mas fiz teu corpo de carne , e sobre ele
estendi esta pele, a fim de que suporte o frio e o calor".
8. "Tivesse Eu permitido à Minha ira cair pesadamente sobre ti, serias destruído; e tivesse Eu te
transformado em escuridão, seria como se Eu te matasse".
9. "Mas, em Minha misericórdia, fiz-te como és, quando tu desobedeceste ao meu mandamento,
ó Adão, expulsei-te do jardim e te fiz chegar a esta terra; e ordenei-te habitar nesta caverna; e a
escuridão caiu sobre ti, como caiu sobre aquele que desobedeceu ao Meu mandamento" .
10. "Neste caso, ó Adão, esta noite te enganou. A noite não há de durar para sempre; mas por
doze horas apenas; quando terminar, a luz do dia retornará"
11. "Não lamentes, portanto, nem te alteres, e não digas em teu coração que esta escuridão é
longa e se arrasta devagar; e não digas em teu coração que Eu te estou castigando com isto".
12. "Fortalece teu coração e não tenhas medo. Esta escuridão não é castigo. Mas, ó Adão, Eu fiz
o dia e coloquei nele o sol para dar luz, a fim de que tu e teus filhos fizésseis o vosso trabalho.
13. "Pois Eu sabia que tu irias pecar e desobedecer, e vir para esta terra. Ainda assim Eu não te
forçaria, nem seria duro contigo, nem te confinaria; nem te condenaria por tua queda; nem por
tua saída da luz para a escuridão; nem mesmo por tua saída do jardim para esta terra".
14. "Pois Eu te fiz de luz; e quis gerar de ti filhos de luz, semelhantes a ti".
15. "Mas um dia tu não guardaste Meu mandamento; antes que Eu terminasse a criação e
abençoasse tudo nela".
16. "Então Eu te dei um mandamento acerca da árvore, de não comeres dela. Mesmo assim Eu
sabia que Satã , que enganou-se a si próprio, também te enganaria.
17. "Assim Eu te fiz saber, por meio da árvore, que não te aproximasses dele. E Eu te disse para
que não comesses do seu fruto, nem dele provasses, nem te sentasses debaixo dela".
18. "Não tivesse Eu falado a ti, ó Adão, acerca da árvore, e te deixasse sem um aviso, e tu
tivesses pecado, teria sido uma maldade de Minha parte não te dar nenhum aviso; tu te voltarias
e Me culparias por isto".
19. "Mas Eu te dei o mandamento e te preveni, e tu caíste. Assim, Minhas criaturas não me
podem culpar; porém a culpa recai sobre elas somente".
20. "E, ó Adão, Eu fiz o dia para ti e para teus descendentes que virão depois de ti, para nele
trabalhares e labutarem. E Eu fiz a noite para eles descansarem nela do seu trabalho; e para os
animais do campo saírem à noite e procurarem seu alimento".
21. "Porém, é pouca a escuridão que te resta agora, ó Adão; pois a luz do dia logo surgirá".

XIV

1. Então Adão disse a Deus : "Ó Senhor, levai minh'alma , e não me deixeis mais ver estas
trevas; ou levai-me a algum lugar onde não haja escuridão".
2. Mas Deus o Senhor disse a Adão: "Em verdade Eu te digo, esta escuridão passará por ti todos
os dias que determinei para ti até o cumprimento da Minha aliança; quando então Eu te salvarei e
te levarei de novo para o jardim, para a morada de luz que tu almejas, onde não há escuridão. Eu
o trarei a ele, ao reino do céu".
3. Novamente Deus disse a Adão: "Toda esta miséria que acarretaste sobre ti por causa da tua
desobediência não te libertará das mãos de Satã e ele não te salvará".
4. "Mas Eu, sim, salvar-te-ei. Quando Eu descer do céu e tornar-Me carne da tua descendência, e
tomar sobre Mim a enfermidade da qual tu padeces, então a escuridão que caiu sobre ti nesta
caverna virá sobre Mim no túmulo, quando Eu estiver na carne da tua descendência".
5. "E Eu, que sou eterno, estarei sujeito à contagem dos anos, dos tempos, dos meses e dos dias,
,e serei considerado como um dos filhos dos homens, para te salvar".
6. E Deus parou de se comunicar com Adão.

XV

1. Então Adão e Eva choraram e entristeceram-se por causa das palavras que Deus lhe dissera,
que eles não voltariam ao jardim até o cumprimento dos dias decretados para eles; mas
principalmente por haver Deus dito que Ele deveria sofrer para salvá-los.

XVI

O primeiro alvorecer. Adão e Eva pensam que é um fogo vindo para exterminá-los.
1. Depois disso Adão e Eva não pararam de orar e chorar na caverna até que a manhã desceu
sobre eles.
2. E ao ver a luz sendo-lhes devolvida, deixaram de ter medo e fortaleceram seus corações.
3. Então Adão começou a sair da caverna. E quando chegou na boca da caverna, parou e voltou
sua face em direção do leste, viu o sol levantar-se em raios brilhantes e sentiu o seu calor no seu
corpo; teve medo dele e pensou em seu coração que esta chama vinha para castigá-lo.
4. Ele chorou então e golpeou seu peito, e prostou-se com a face na terra e fez seu pedido
dizendo:
5. "Ó senhor, não me castigueis, nem me destruais, nem tireis já minha vida da terra"
6. Pois ele pensou que o sol era Deus.
7. Já que enquanto estava no jardim e ouvia a voz de Deus e o som que Ele fazia no jardim e O
temia, Adão nunca vira a luz brilhante do sol, nem seu calor flamejante tocara seu corpo.
8. Porisso ele ficou com medo do sol quando seus raios ardentes o alcançaram. Ele pensou que
com isto Deus tencionava castigá-lo todos os dias decretados por ele.
9. Pois Adão também disse em seus pensamentos: "Já que Deus não nos castigou com a
escuridão, eis que Ele fez este sol nascer para castigar-nos, queimando-nos com seu calor".
10. Mas, enquanto ele assim pensava no seu coração, a Palavra de Deus veio e lhe disse :
11. "Ó Adão, levanta-te e põe-te em pé. Este sol não é Deus; mas foi criado para iluminar o dia.
Foi o que Eu te falei na caverna dizendo que a aurora irromperia e haveria luz durante o dia.

XVII

A serpente
1. Então Adão e Eva saíram pela boca da caverna e caminharam em direção ao jardim.
2. Mas ao aproximarem-se dele, defronte ao portão oeste, do qual viera Satã quando enganou
Adão e Eva, encontraram a serpente que se tornara Satã e que tristemente lambia o pó e se
arrastava com seu peito no chão, por causa da maldição de Deus.
3. A serpente, que antes tinha sido o mais sublime de todos os animais, agora estava mudada e se
tornara escorregadia e o pior de todos eles e arrastava-se sobre seu peito e andava sobre seu
ventre.
4. Considerando que fora o mais belo de todos os animais, mudada, tornou-se o mais feio de
todos eles. Em vez de alimentar-se do melhor, agora comia o pó. Em vez de habitar, como antes,
os melhores lugares, agora viva no pó.
5. E, enquanto era o mais belo de todos os animais, todos emudeciam perante sua beleza; agora
tornara-se abominável.
6. E, novamente, enquanto ela habitara uma bela morada, todos os outros animais para ali
acorriam; e onde bebesse, eles também bebiam; agora, depois de se tornar venenosa pela
maldição de Deus, todos os animais fugiam de sua morada, e não bebiam mais da água que ela
bebesse; mas fugiam desta.

XVIII

O combate mortal com a serpente
1. Quando a amaldiçoada serpente viu Adão e Eva, inclinou a cabeça, pôs-se sobre sua cauda e,
com os olhos injetados de sangue, fez menção de matá-los.
2. E avançou diretamente para Evae lançou-se atrás dela; enquanto Adão, de lado, chorava por
não ter uma vara em suas mãos com a qual pudesse golpear a serpente, e não sabia como matála.
3. Mas, com o coração ardendo por Eva, Adão aproximou-se da serpente e a segurou pela cauda;
quando então ela se voltou em sua direção e disse :
4. "Ó Adão, por causa de ti e de Eva eu sou escorregadia e ando sobre meu ventre." Então, sendo
grande sua força, derrubou Adão e Eva e os esmagou, com intenção de matá-los.
5. Mas Deus mandou um anjo que lançou a serpente para longe deles e os ergueu.
6. Então a Palavra de Deus veio à serpente, dizendo: "Da primeira vez Eu te fiz loquaz e te fiz
andar sobre teu ventre; mas Eu não te havia privado da fala.
7. "Agora, ,entretanto, sê muda; e não mais falarás, tu e tua raça; porque da primeira vez a ruína
das minhas criaturas aconteceu através de ti, e agora tu querias matá-las".
8. Então a serpente emudeceu e não mais falou.
9. E soprou um vento do céu por ordem de Deus e carregou a serpente para longe de Adão e Eva,
jogando-a na beira do mar, e ela foi parar na Índia.

XIX

1. Mas Adão e Eva choraram perante Deus. E Adão disse-Lhe :
2. "Ó Senhor, quando eu estava na caverna Vos disse, meu Senhor, que os animais do campo se
levantariam e me devorariam e eliminariam minha vida na terra"
3. Então Adão, por causa do que lhe havia acontecido, golpeou seu peito e prostrou-se em terra
como um cadáver; então sobreveio a Palavra de Deus que o ergueu e disse-lhe :
4. "Ó Adão, nenhum desses animais poderá ferir-te porque quando Eu fiz estes animais e outras
coisas moventes virem até ti na caverna, não permiti à serpente vir com eles, para que não se
levantasse contra vós e vos fizeste tremer; e o medo que sentiríeis penetrasse em vossos
corações.
5. "Pois Eu sabia que esta amaldiçoada é maldosa; porisso Eu não lhe permiti chegar perto de
vós com os outros animais.
6. "Mas agora fortalece teu coração e não tenhas medo. Eu estou contigo até o fim dos dias que
determinei para ti".

XX

1. Então Adão chorou e disse : "Ó Deus, levai-nos para algum outro lugar, onde a serpente não
possa novamente aproximar-se e levantar-se contra nós. Para que não encontre Vossa criada Eva
sozinha e a mate, pois seus olhos são medonhos e maus"
2. Mas Deus disse a Adão e Eva : "Daqui por diante não tenhais medo, não permitirei que ela se
aproxime de vós; Eu a afastei de vós, dessa montanha; nem permitirei que ela de modo algum
vos machuque"
3. Então Adão e Eva adoraram a Deus e deram-lhe graças, e louvaram-no por livrá-los da morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário