Grupo no facebook

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

SALMO 151 - Apócrifo




(Este Salmo apócrifo foi encontrado na antiga versão grega, bem como, com algumas variações, em versão siríaca.)



1a – Salmo de Davi. Acção de graças de Davi após combater Golias:

1b – Eu era o menor entre meus irmãos,
o mais novo da casa de meu pai. Ao conduzir o rebanho de meu pai para o pasto, encontrei um leão e um urso: matei-os e despedacei-os.



2a – Por minhas mãos construí uma flauta,
meus dedos fizeram uma harpa.

2b – Os montes nada testemunharam,
as colinas nada proclamaram; entretanto, as árvores exaltaram as minhas palavras
e o rebanho [exaltou] os meus feitos.


3a – Quem anunciará a meu Senhor?

3b – Quem proclamará, quem divulgará, 
quem anunciará os feitos do Senhor de todas as coisas? Deus viu, escutou e ouviu a tudo.

4 - Ele enviou seu mensageiro para ungir-me, enviou Samuel para tornar-me grande.

Ele me tirou do meio do rebanho de meu pai
e ungiu-me com o seu óleo.


5a – Meus irmãos eram belos e altos,
mas o Senhor não os preferiu.

5b – Ele me retirou de trás do rebanho,
ungiu-me com o santo óleo, fez de mim o condutor de seu Povo, o rei dos filhos da sua aliança.


6 - Enfrentei o filisteu, que amaldiçoou-me por seus ídolos.


7 - Arranquei-lhe a espada, cortei-lhe a cabeça, e lavei a afronta aos filhos de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário