Grupo no facebook

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

QUEM GUIA SUA VIDA?



Por
Richard Baxter

Tradução
Vanderlei Maurer de Andrade

Certamente você não crê nisto e talvez te ofenda ouvi-lo, mas foi Deus quem disse: enquanto você não se converter, você é cativo de Satanás e é ele quem guia tua vida. No mundo só há duas classes de pessoas: os escravos do pecado e os escravos de Cristo. Só há dois exércitos: Satanás é o general de um, e Cristo o do outro. Em seu primeiro ataque ao homem Satanás derrotou a Adão, nosso pai, ao induzi-lo a pecar pondo-o sob seu domínio, não só ele, como também todos os seus descendentes. Por isso Cristo veio ao mundo: para desfazer a obras do Diabo (I João 3:8). E Cristo desfaz as obras do Diabo através da conversão dos homens. De maneira que enquanto você não se converter continuará sendo um escravo de Satanás, somente através da conversão você poderá ser livre e chegar a se um filho ou filha de Deus.

O quê você pensa disso? Você não crê que é terrível ser escravo de Satanás? Se você não crê nos que a Bíblia diz sobre isso, ao menos examine seu coração e ali poderás descobri e sentir essa verdade. Você não sente como sua vontade está inclinada a fazer o que é mau? Como seu coração o guia ao mundanismo, aos hábitos danosos, à malícia, ao orgulho e aos prazeres pecaminosos?

Deus te diz que Lhe dê seu coração e você não responde. Ele te chama a se ocupar do eterno e você não se ocupa. Ao contrário, você descuida de sua alma por um pouco de prazer mundano. Esses são os sinais de alguém que é escravo do Diabo. Atente para o que diz a Bíblia:

“Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?” (Romanos 6:16).

“Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.”             (I João 3:8).

O significado dessas passagens é que àqueles cuja vida e coração se inclinam ao pecado, aos seus desejos carnais e ao mundo, são do Diabo. E aqueles que se inclinam ao que é santo, são de Deus.

II Pedro 2:9 diz que aquele que é vencido por alguém é, de fato, escravo daquele que o venceu. II Timóteo 2:26 diz que os inconvertidos são apanhados pelo laço do Diabo e cativos a vontade dele. Atos 26:18 diz, claramente, que os que se convertem são libertados da potestade de Satanás para Deus. Assim, você pode ver quão claramente a Escritura ensina que até que uma pessoa se converta ela se encontra sob o poder de Satanás.
Talvez você não perceba a miséria de sua condição, mais isso não é estranho, porque Satanás, “o homem forte”, costuma manter em paz a seus servos até que “o mais Forte” – Cristo – traz libertação por meio da conversão (Lc 11:21). Se você pudesse se dar conta de quão perto está Satanás! Então, você iria querer mudar de amo.

Se Satanás te aparecesse, visivelmente, estou seguro de que suas pernas tremeriam e sua carne se arrepiaria de medo. E como não te dá medo ser governado por ele? Como não te aterroriza pensar que estará com ele eternamente. Ainda que você não o veja, você está sob o controle dele, e isso deveria te horrorizar. Se você soubesse que é o mesmo diabo que te faz duvidar da Escritura, contradizê-la e ser indiferente a ela!

Você se horrorizaria se ouvisse a voz dele te dizendo: “Venha embriagar-se!” ou “o quê importar mais um momento de prazer sexual ilícito?”. Mas. Você não se dá contar de que cada vez que você pensas assim é ele que te diz? Seu coração é a mãe de desses pensamentos, mas Satanás é o pai.

Quando você pensa que o pecado não é tão grave como os pregadores dizem; que Deus não vai condenar os inconvertidos, senão que os salvará, ainda que vivam no pecado; que tudo isso é exagero e fanatismo. Isso não é outra que mais que o Diabo agindo em sua mente, como se você o estivesse ouvindo à viva-voz.
Ele é o que te incita a desfrutar do pecado e do mundo e te diz que não tenha medo, que se você tiver que se converter não tem que ser já. Ele é o que te faz odiar os que procuram sua conversão e faz com que você se desvie daqueles que temem a Deus. Ele é que te faz perder tempo, especialmente no Dia do Senhor, e te faz falar obscenidades, insultos e mentiras; e o que te faz amar as coisas vãs. A Escritura diz que isso é assim (I Jo 3:8).

Se um homem sequestrado por criminosos e torturado em um calabouço escuro e sujo, fosse libertado, você não crê que ele estaria agradecido a seu libertador? Todavia, os servos de Satanás são servos voluntários que repelem a Cristo que os quer libertar. Se você O repele, você terá o que merece, pois está escolhendo seguir cativo. Cristo deu Seu sangue para libertar pecadores como você, mas você não aceita. Ele foi morto na cruz, enviou pregadores, enviou Seu Espírito. Que compaixão se poderá ter de alguém assim no dia da condenação eterna?

É estranho como as pessoas dizem que odeiam ao diabo e, contudo, amam servi-lo porque amam o pecado. Eles dizem que não querem nada com ele, mas o obedecem. Você o odeia, mas ama o pecado porque te dá prazer. Sem se dar conta que é ele quem te leva a pecar. Se você se desse conta, renunciaria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário