Grupo no facebook

sábado, 14 de abril de 2012

DESIGREJADOS, UM EXEMPLO A SER SEGUIDO?




Por Marcio de Souza
Um pastor renomado no cenário paulistano, declarou que os desigrejados são um exemplo para quem congrega em igrejas tradicionais. A afirmação é controvertida e desanimadora pra quem como eu acredita na Igreja. Ao afirmar que a enormidade de pessoas que não congrega na igreja tradicional (formalmente) está correta em suas posturas antiliderança (ele chama isso de rejeitar os desmandos das estruturas de poder eclesiástico) o nosso amigo aí, avaliza o modelo de igreja sem um líder formal.
Isso no mínimo é perigoso, visto que o modelo de Igreja de Atos por exemplo nos mostra pastores coordenando a Igreja, abrindo eleições para diaconato, ajudando o povo a se organizar para que haja igualdade e institucionalizando o que não dá pra permanecer informal, senão vira bagunça.
Outra afirmação desse senhor é que os desigrejados “rejeitam a incoerência”. Rejeitar a incoerência sem congregar não seria uma incoerência? Além disso, a colocação foi no mínimo infeliz em comparar a intensidade de rejeitar incoerência com a mesma intensidade com que buscam a Deus. Ato falho, no mínimo. Como posso ser intenso sendo brasa fora do braseiro como diriam os irmãos pentecostais?
Não concordo com tanta informalidade e creio que nem a Bíblia assim o faz. Se fosse diferente, se Deus desprezasse a autoridade e a instituição, não levantaria apóstolos, mas deixaria a doutrina da igreja nas mãos de qualquer um que apenas simpatizasse com o evangelho, já que rejeitar a incoerência significa em outras palavras rejeitar a autoridade não haveria necessidade na formação do canon por exemplo do quesito apostolicidade, seria necessário apenas o quesito “coerência”. Tem coisa mais incoerente?
O discurso de que não importa se você congrega na “Cristo em casa” ou na igreja formal o importante é que você tenha uma cabeça boa é muito bonito, mas nada eficaz, visto que, na maioria das vezes o ser humano é o que o meio faz dele. A comunhão com gente imperfeita que vive buscando melhorar comunitariamente é essencial para uma fé saudável e o convívio com gente amargurada que vive a contestar tudo, desde a postura do pastor até a cor da parede da igreja faz de você um murmurador e não um adorador. Sejamos realistas, andar com gente que acredita no Evangelho de Cristo é andar com gente que acredita na comunhão, na igreja. Não posso desacreditar da Igreja, porque Cristo ainda acredita nela.
E no mais, tudo na mais santa paz!

4 comentários:

  1. Não Pertenço de Forma Oficial á Igreja Nenhuma ... sou um Desigrejado? .... Não Creio ... pertenço a Igreja de Jesus Cristo .... não arrolada em Rol de Membros de Igreja ... já Fui ..... não sou... na Verdade não Estou ... por questões .. digamos Fúteis ... alguns Igrejados .. quase destruíram minha vida.... mas.. ser da Igreja de Cristo .. é Infinitamente Melhor do que ser um IGREJADO

    ResponderExcluir
  2. Que cagaço de que os desigrejados passem a dominar, hein, amigo?! Me coloco no seu lugar e imediatamente compreendo o problema. Seria uma perda de receita enorme. Realmente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 Perda de receita para quem?

      2 Me diga como os desigrejados fazem missões?

      3 Como contribuem para a grande comissão que Cristo ordenou?

      4 Quais são as grandes "cruzadas" evangelísticas que fazem?

      5 Ou só ficam, como diria Raul Seixas, com a boca escancarada, cheia de dentes,esperando a morte chegar?

      Excluir
  3. Vamos ir e pregar os ensinamentos do nosso Salvador...

    ResponderExcluir