Grupo no facebook

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Chamados/as para o compromisso com o Reino




Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu Antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus, Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho; 



 A segunda carta a Timóteo faz parte dos escritos neotestametários que denominamos de “cartas pastorais” por ser escrita em tom pessoal e ter a intenção de animar, apoiar o destinatário em seu ministério junta as comunidades do início do cristianismo. Timóteo foi um companheiro de Paulo no trabalho missionário de divulgação do Evangelho, acompanhando-o na segunda e na terceira viagens missionárias. Era alguém em quem Paulo tinha plena confiança, além de reunir todas as condições para tornar-se aliado do apóstolo em seus projetos.O nome Timóteo (aquele que honra a Deus) diz muito do seu caráter.



 O texto do capítulo um, versículos de oito a dez indica que Timóteo estava enfrentando situação difícil e as palavras a ele dirigidas têm o intuito de confortá-lo e lhe servir de estímulo à perseverança na fé. Ele é instado a tomar parte nos sofrimentos pelos quais o próprio Paulo teve que passar em nome do Evangelho. Fica clara a ideia de que a tribulação é parte inerente ao anuncio do evangelho de Cristo em sua inteireza. Desde o chamado de Jesus aos primeiros discípulos essa idéia esteve muito clara. O próprio Jesus advertia: quem deseja ser meu discípulo negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me... Se prestarmos atenção para o fato de que cruz era na verdade um instrumento de tortura e morte aos condenados, notaremos que em outras palavras Jesus estava dizendo: quem quer ser meu discípulo prepare-se para enfrentar muitas tribulações.



 É claro que viver na perspectiva do Evangelho não apenas nos traz tribulações e dificuldades, mas, na medida em que decidimos fazer do evangelho nosso modelo de vida, os valores fundamentais que passamos a adotar, os códigos de conduta, a maneira de ver e de encarar a vida adquirem um sentido que se diferencia da sociedade vigente. É justamente ai que necessitamos ter firmeza de propósitos para não fraquejarmos diante das pressões que desejam nos fazer desistir do Evangelho. Provavelmente este era o contexto de Timóteo no momento em que recebeu esta carta.



 Em situações em que nossa fé é colocada à prova, é de fundamental importância lançarmos plena confiança em Deus e em sua graça. Ele não apenas nos salvou por intermédio do seu filho, mas também nos sustenta nos momentos de adversidade. É assim que, mesmo em situações difíceis, o jovem Timóteo se mostra corajoso e perseverante no anuncio da Palavra de Deus. O seu exemplo é um grande estímulo para nós que vivemos em mundos e tempos tão diferentes.



 Confiando na graça de Cristo, podemos anunciar as boas novas em todos os contextos em que houver abertura para a partilha da fé. Mas, especialmente neste mês de junho, período em que refletimos a respeito da unidade cristã, precisamos perseverar naquilo que Deus nos deu como povo metodista.          



 Irmãos e irmãs, é tempo de manifestarmos amor fraternal, fé corajosa, trabalho perseverante. É tempo de manifestarmos coerência entre aquilo que cremos e o que vivemos em nosso dia-a-dia. O mundo pende cada vez mais para um egoísmo maligno em que cada pessoa apenas busca seus próprios interesses. Até mesmo nas várias expressões de fé que existem dentro do cristianismo encontramos a tendência ao egoísmo, ao exclusivismo e à competição desenfreada.



 Deus nos chama a pagarmos o preço da unidade naquilo que é essencial. A termos a coragem para dialogar com aqueles que pensam diferente de nós, mas, sobretudo, a preservarmos nosso legado wesleyano como uma dadiva. Nada disso é fácil, mas, sustentados na graça, apoiemo-nos uns aos outros assim como Paulo fez a Timóteo de modo que o mundo perceba Deus nos nossos gestos mais simples.



 Que Deus seja com cada um/a de vocês.



 Pastor Willian de Melo

* Willian de Melo é Pastor da Igreja Metodista Central de São José dos Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário