Grupo no facebook

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Esperar para conquistar

Uma Reflexão em Atos 16.9-10
9 De noite apareceu a Paulo esta visão: estava ali em pé um homem da Macedônia, que lhe rogava: Passa à Macedônia e ajuda-nos.
10 E quando ele teve esta visão, procurávamos logo partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciarmos o evangelho.
--------------------------------------------
Quando olho para este texto, eu fico a imaginar quais os ensinamentos que poderíamos levar para nossas vidas. O que está embutido nisto?
Paulo, um homem que se lançou a realizar a obra de Deus, a pregar o evangelho de Jesus, após ser impedido por duas vezes de seguir com seu projeto Evangelístico, entende que é o momento de parar e esperar. Estacionado na cidade de Troade, uma cidade portuária, nos limites da Ásia, em algum momento durante à noite, recebe um sinal, uma visão da parte de Deus que indicava a direção a ser tomada, e o texto diz que após compreenderem, tomaram caminho direito.
Ao chegar à Macedônia, atual Europa, rapidamente surgem os frutos de sua pregação. Lídia e toda sua família recebem o evangelho de Cristo, mas não é só isto, pela primeira vez, ao que tudo indica, a palavra salvadora de Jesus alcança Terras Europeias. É curioso, pois, fato semelhante a este aconteceu no século XVI, quando os Missionários Europeus levam a pregação das boas novas ao novo mundo, a América e, mais tarde, chegaria até nós.
O que nos chama a atenção é que Paulo,juntamente com seus companheiros, mesmo em meio às frustrações, às decepções, toma a iniciativa de parar e aguardar por uma direção e talvez ele se perguntasse, assim como um bom soldado faria: como iremos achar um caminho? Porque a todo o momento somos impedidos? Quando seguiremos rumo ao objetivo?
Então começo a perceber o que Deus, através deste texto, quer nos ensinar.
Ele nos ensina que há momentos na vida que se faz necessários parar e esperar por um sinal, uma indicação que nos possibilite recomeçar, optarmos por um caminho direito para nossas vidas. Porém, não é tão simples assim, em um mundo extremamente imediatista, onde tudo é para ontem, onde somos obrigados a acelerar em busca de nossos sonhos, em busca do sucesso profissional, em busca de êxito nas diversas áreas da vida.
Tudo acontece muito rápido e não conseguimos tempo nem para refletirmos acerca dos valores essenciais da vida. E quando nos damos por conta, escolhemos caminhos errados e nos decepcionamos, nos sentimos frustrados e o primeiro pensamento que nos veem é desistir.
Mas, ainda que a situação esteja difícil, se pararmos e buscarmos ter em nossas vidas a visão de Deus, certamente ele nos indicará um caminho.
Talvez não venhamos a realizar os feitos de Paulo ou dos Missionários Europeus, mas, tenho certeza que, se tivermos a visão de Deus em nossas vidas, Ele nos indicará o caminho para alcançar êxito em tudo que nos propormos a fazer. Ainda que as dificuldades tentem nos cegar, Deus sempre nos dará uma direção.
(Heitor P Junior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário