Grupo no facebook

sábado, 24 de outubro de 2015

Vencendo tempestades sem auto compaixão


Jeremias 12.5
"Se você correu com homens e eles o cansaram,como poderá competir com cavalos? Se você tropeça em terreno seguro,o que fará nos matagais junto ao Jordão?"

Todos nós temos momentos de crise,momentos em que não entendemos de maneira satisfatória tudo que acontece ao nosso redor. E não são poucas as vezes em que culpamos a outros por esses momentos de crise,chegamos ao absurdo de culpar até mesmo a Deus.Quantas vezes já vi pessoas clamando aos quatro ventos a célebre frase "Eu não merecia isso". A verdade é que ninguém está imune as tempestuosidades decorrentes da vida,sejam crises físicas ou dilemas intelectuais,o fato é que essas crises sempre afetam o nosso espiritual.

Jeremias foi uma pessoa que enfrentou diversas crises,chamado por Deus para pregar o arrependimento a nação de Israel,rapidamente ele encontrou duros obstáculos a sua missão,pessoas ficaram ressentidas com a dura mensagem de Jeremias e de maneira muito rápida,procuraram meios para cala-lo.Vendo que essas pessoas que queriam cala-lo prosperavam em seus caminhos,Jeremias entra em seu primeiro momento de crise,chega ao ponto de questionar a justiça de Deus,achando que ela era errada,injusta.Chega a ser um tanto petulante a indagação que Jeremias faz a Deus:

"...Contudo, eu gostaria de discutir contigo sobre a tua justiça.
Por que o caminho dos ímpios prospera?
Por que todos os traidores vivem sem problemas?"

As crises de Jeremias não pararam por ai,no capítulo 15,ao se ver isolado de todos,até mesmo de seus próprios parentes,exclama dolorosamente "Todos me amaldiçoam". Sentia-se sozinho,impotente e fraco a ponto de fazer disso sua reclamação a Deus

Jeremias 15.17
"Jamais me sentei na companhia dos que se divertem, nunca festejei com eles. Sentei-me sozinho, porque a tua mão estava sobre mim e me encheste de indignação."

Tudo isso era motivo de muita dor e tristeza para Jeremias,creio que ele tenha entrado em um estado trágico de aridez espiritual,pois esse mesmo homem havia declarado no Capítulo 2.13 que Deus era para ele "fonte de águas vivas" declara agora no versículo 18:

"Por que é permanente a minha dor, e a minha ferida é grave e incurável? Por que te tornaste para mim como um riacho seco, cujos mananciais falham?"

Deus havia se tornado como um estranho para Jeremias,cheio de crises,mentalmente perturbado,fisicamente esgotado,viver para ele era pura aflição de espírito.

A resposta de Deus a Jeremias surpreende pelo diagnóstico apresentado:

Jeremias 15.19
"...Se você se arrepender, eu o restaurarei para que possa me servir; se você disser palavras de valor, e não indignas, será o meu porta-voz."

Deus mostra a Jeremias que ele reclamava demais,era muito bom em queixar-se e em auto compadecer-se,e o exorta a arrepender-se,pois dessa forma ele havia deixado de ser o porta voz de Deus,havia perdido toda a graça que um dia havia alcançado perante o Criador.

Da mesma maneira,em nada diferente de Jeremias,somo nós,somos pós graduados em auto compaixão,reclamamos exageradamente de tudo,tropeçamos em terrenos considerados seguros e não estamos aptos a competir com cavalos,pois já perdemos dos homens. Temos pouca força,pois não nos preparamos corretamente,somos fracos mentalmente,pois nos acostumamos ao conforto e comodidade.Esse era o diagnóstico de Jeremias,esse também é o nosso diagnóstico.

A mensagem atual do evangelho nos empurra para essa fraqueza e comodismo,o "pare de sofrer" faz parte de nosso subconsciente,por isso não temos respostas quando as tragédias nos alcançam e nos desfalecem.Por isso somos covardes no dia mal,por isso nos calamos diante das injustiças. Não deveria ser normal tolerarmos a corrupção,não deveria ser normal tolerarmos a má administração pública,não deveria ser normal compactuarmos com a burocracia,mas infelizmente se passa por normal,o máximo que fazemos é,em conversas de redes social ou de botequim,ficarmos reclamando uns para com os outros e nunca atacar as causas do problema.

As causas das dores de Jeremias não estavam em Deus,estavam no pecado de uma nação adúltera e corrupta,mas o mais cômodo era culpar a Deus e não ter que ir ao confronto do problema.As causas de nossas dores e fraquezas onde estão? Temos enfrentado de frente ou o conforto de nossas salas acarpetadas nos impedem de atacar para nos conformarmos em auto compadecermos de nós mesmos?

A lição que ficou para Jeremias é a mesma que fica para cada um de nós,Deus nos convoca ao arrependimento,nos mostra que devemos ter palavras de valor,sem auto compaixão,pois se nos rendermos tão rapidamente,como enfrentaremos desafios maiores?

Reflita,medite,Deus certamente o trará a luz de suas respostas

Roger Sola Gratia

Nenhum comentário:

Postar um comentário